Paróquia Nossa Senhora Aparecida

"A Igreja e o mundo precisam dos consagrados que são fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, diz o Papa"
21/04/2014  04:18
 

HISTÓRICO DA COMUNIDADE
SÃO LUCAS

A Comunidade São Lucas constitui-se no ano de 1982, a partir da reflexão de alguns grupos sobre a Campanha da Fraternidade, que apresentava o tema "Fraternidade e Violência" com o lema "Fraternidade sim, violência não".

Incentivados também pelo Padre Antônio Cândido Vasques iniciaram a discussão sobre a importância de formar uma Comunidade. No entanto, era necessário um espaço físico para as celebrações e para agregar mais pessoas.

Inicialmente, a residência do casal Osório e Ilza foi o local que, além de abrigar carinhosamente a primeira missa celebrada pelo Pároco Antônio C. Vasques, acolheu os primeiros membros fundadores da nossa Comunidade. Assim aconteciam as Celebrações da Palavra todos os domingos, às 19:00h, realizadas pelo ministro leigo Wilson Cerqueira, que sempre contava com o auxílio do ministro José Labaça. Mais tarde, outros ministros foram investidos: Raimundo Brás do Nascimento, Fátima, Marcio Aparecido Landgraf, Tereza de Fátima Oliveira Souza, Valdete Aparecida Martins e o seminarista Rupert.

Dentre muitos outros que contribuíram de diversas formas, relembramos da Irmã Luzia, das catequistas, mulheres e homens que, pacientemente, fortaleceram nossa catequese infantil e adulta, permitindo construir uma Comunidade cada vez mais forte.

Em 1986, o pároco Antônio C. Vasques deixa nossa Comunidade para trabalhar no Seminário em Campinas - SP, sendo substituído pelo Padre Reynaldo Ferreira de Melo, o qual deu seqüência ao trabalho de formação e incentivo a todos os membros da Comunidade, particularmente no que se refere à participação em encontros de Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, na Diocese de Limeira, como, por exemplo, em Encontros Interclesiais, durante todos estes anos.

E entendendo que a Comunidade de São Lucas não se constitui dentro de um espaço de quatro paredes, ela tem trabalhado na concepção de várias lutas sociais: como a luta pela criação de uma escola, pavimentação do bairro, linhas de ônibus e entre outras melhorias. Dentro disso, recordamo-nos, orgulhosamente, do empenho de vários membros que passaram pela Pastoral da Criança e que salvaram muitas vidas no bairro da Comunidade.

Hoje, a Comunidade de São Lucas mais uma vez agradece a Deus por testemunhar os resultados colhidos nestes muitos anos de trabalho árduo, como por exemplo, vermos nossos filhos amigos e netos, os quais eram crianças na época, e que atualmente colaboram nas diversas faixas pastorais, continuando dessa forma, nossa missão evangelizadora na família, na comunidade e para com o próximo.

A Comunidade cresceu e, felizmente, não perdeu as características de uma Comunidade de Base. Deu continuidade ao trabalho com grupos de rua, resgatando princípios básicos, religiosos e, principalmente, valorizando a família como igreja doméstica.

E em 18 de outubro de 2007, A Comunidade de São Lucas reinaugurou seu espaço físico, tornando-o mais amplo e acolhedor aos nossos irmãos e irmãs para nossas celebrações. Assim, para que permanecemo-nos sempre como Comunidade, pedimos a intercessão do Espírito Santo, do nosso Padroeiro São Lucas e de nossa Mãe Aparecida, para que iluminem e fortaleçam nossa caminhada rumo à construção de uma sociedade justa e fraterna para todos, almejando o tão sonhado Reino de Deus!

A Comunidade já conta com seu próprio site na internet acesse: www.comunidadesaolucas.com

Comunidade São Lucas
Rua Natalino Breda, 336 – Jardim Anavek 2
Coordenador: Marco A. Covre
Informações fone: 3452-4873

www.comunidadesaolucas.com

Missas aos Domingos às 9h

 
 
Copyright © 2013 PANSAA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por R.A.. Atualizado em 04/02/2014.
Este site é melhor visualizado no Windows Internet Explorer.